Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

Grupo Veno: juntos vamos mais longe

Home

Grupo Veno

NOTÍCIAS 06.09.2013

Secretaria da Saúde faz palestra de combate às drogas e à violência no trânsito.

O motorista Luiz Andre Lannes participou da palestra

Violência no trânsito e combate ao uso de drogas. Essas foram as temáticas da palestra de encerramento da Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho (Sipat), da empresa de transportes e logística Transilva. Ela foi ministrada para 300 colaboradores da companhia, pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Cristiane Sily. A iniciativa é do Núcleo de Prevenção à Violência, da secretaria municipal de Saúde (Semus).

Entre os ouvintes estava o motorista carreteiro, com 30 anos de carreira, Luiz Andre Lannes. O profissional conta que durante todos esses anos de estrada já presenciou muita violência no trânsito. Ele conhece pessoas que sofreram acidentes graves, por terem bebido e dirigido, e também por cometerem infrações.

Lannes não faz uso de bebida alcoólica e nunca sofreu acidente automobilístico, mas expõe que passar por fechadas e xingamentos, enquanto está dirigindo, é comum. Para ele, as situações desse tipo são imprevisíveis e é preciso que cada motorista esteja preparado para manter o controle. Daí a importância de uma abordagem sobre violência nas estradas. O motorista diz ainda que palestras e iniciativas como essa devem ser periódicas. Essas ações, voltadas para educar a população, contribuem para melhorar a convivência entre motoristas, diminuindo os acidentes automobilísticos.

Vacinação

Além da palestra, nesta sexta houve a vacinação dos funcionários contra influenza e hepatite. A técnica em segurança do trabalho da Transilva, Alyne Bromochenkel, fez uma avaliação da parceria entre a prefeitura e a empresa. "Foi muito importante a participação da secretaria de Saúde na Sipat. As pessoas, às vezes, não têm tempo de se cuidar e essa é uma oportunidade de ouro.Já estou até com ideia de providenciar aqui a semana da Saúde", informou.

O conferente Fábio Naitzel, 33 anos, aproveitou a oportunidade e se imunizou. "Eu tomei vacina contra influenza e hepatite. Esse serviço oferecido aqui facilita a vida da gente. É a prevenção vindo até nós. Eu acompanhei a Sipat e tudo que aprendi vou acabar repassando, de alguma forma, para parentes e amigos", explicou.

 

Informações à Imprensa:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Marcelo Pereira